Melhor época para comprar essa fruta começa em agosto e vai até outubro/novembro.


tamarindomercadaoOriginário da África e muito cultivado também na Índia, onde é conhecido como "tâmara da Índia", o tamarindo chegou à Europa pelos árabes e, ao Brasil, pelos portugueses. Por aqui é bastante consumido especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país, mas você pode encontrá-lo à venda nas bancas de frutas do Mercadão.

Além de ser rico em vitaminas A, B1, B2 e C e minerais como magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro, o tamarindo possui boa quantidade de fibras, que promovem o bom funcionamento do intestino. É também indicado para uso como anti-inflamatório, antiácido e antifebril, entre outras propriedades medicinais.

Mas você sabia que, apesar de ser considerado uma fruta, o tamarindo é classificado como uma leguminosa? É que ele consiste em uma vagem revestida por uma casca não muito grossa, porém dura e quebradiça, que no interior traz uma polpa avermelhada e fibrosa, que normalmente é consumida cozida.

De sabor agridoce e bem calórica (cada 100 gramas tem cerca de 272 calorias), a polpa do tamarindo pode ser utilizada no preparo de sucos, sorvetes, doces, geleias ou licores. Você também pode usá-la como ingrediente de condimentos e molhos para carnes, peixes e outros alimentos. 


Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades