Saiba mais sobre essa bebida que foi definida como produto cultural do Brasil em 1994.


Você possivelmente já deve ter lido em algum lugar que 13 de setembro é o Dia Nacional da Cachaça, mas o que talvez você ainda não saiba é que a mais autêntica bebida nacional já tem mais de 500 anos de história. É isso mesmo! Registros históricos apontam que os primeiros goles de cachaça no Brasil foram bebericados em solo pernambucano, a partir de 1516, quando a bebida começou a ser produzida em Itamaracá.

A escolha da data em comemoração à bebida tem motivo histórico, já que foi no dia 13 de setembro de 1661 que a coroa portuguesa liberou a produção e comercialização da cachaça no Brasil depois de uma revolta popular contra a proibição da bebida, situação que vigorava desde 1635.

Hoje a cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo e desempenha um importante papel na economia nacional. Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), o setor - que conta com 2 mil produtores registrados e 4 mil marcas de cachaça - produz 800 milhões de litros por ano.

A bebida - que foi definida como produto cultural do Brasil em 1994 - é ainda exportada para mais de 60 países, sendo a Alemanha o principal comprador. Além disso, é reconhecida como uma bebida legitimamente brasileira nos Estados Unidos, na Colômbia e, mais recentemente, no México.

No Mercadão você encontra à venda vários rótulos. Para programar suas compras com antecedência, veja aqui a relação completa de empórios do Mercadão, alguns deles especializados em bebidas. Lembrando que, em conformidade com a legislação, no Mercadão é proibida a venda, a oferta, o fornecimento, a entrega e a permissão de consumo de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, a menores de 18 anos. E se beber, não dirija!

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades