Nos empórios do Mercadão, você encontra vinhos de diversos tipos e marcas, nacionais e importados.


22 de outubro comemora-se o dia nacional do enólogo, profissional graduado que estuda, conhece e cuida da elaboração de vinhos. A data foi instituída em 22 de outubro de 1977 pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), exatamente um ano depois de a entidade ter sido fundada.

Mas somente trinta anos depois, em 2007, é que a lei número 11.476 regulamentaria no Brasil as profissões de enólogo e técnico em Enologia, ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde a escolha do solo e o plantio das uvas, passando pela vindima (colheita) e pela produção, até o envelhecimento, o engarrafamento e a venda do produto.

Não se deve, portanto, confundir enólogo com enófilo. Enófilos são todos os amantes de vinho, muitos deles estudiosos do assunto também, mas que não participam do processo de elaboração da bebida, como faz o enólogo. Já o profissional que cuida de tudo ao que se relaciona ao vinho em uma loja ou um restaurante chama-se sommelier. É ele o responsável, por exemplo, por elaborar a carta de vinhos e também por comprar, armazenar e servir as bebidas.

Nós, do Portal do Mercadão, parabenizamos os enólogos pelo seu dia e convidamos todos os enófilos a visitarem os empórios do nosso querido Mercadão, onde estão à venda vinhos de diversos tipos e marcas, nacionais e importados de países como África do Sul, Argentina, Austrália, Chile, França, Itália e Portugal, entre outros. 

Clique aqui para ver a lista de empórios do Mercadão e programar suas compras com antecedência.

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades