Conheça a diferença entre os diferentes tipos de bacalhau.


tiposbacalhaumercadaoAssado, ensopado ou grelhado, o bacalhau é um dos pratos mais tradicionais nas celebrações da Sexta-Feira Santa e do Domingo de Páscoa. Mas você sabe a diferença entre os peixes com que o bacalhau pode ser feito? É isso mesmo. Bacalhau, na verdade, não é um pescado, e sim o nome que se dá ao processo que é resultante da salga e secura de alguns peixes específicos.

Confira quais são os tipos de bacalhau existentes e que você encontra à venda nos empórios do nosso querido Mercadão - além, é claro, de todos os outros ingredientes que você precisa para deixar ainda mais gostosas as suas receitas de Páscoa, como as que você confere aqui.

Gadus Morhua
Proveniente do Atlântico Norte, este é considerado o legítimo bacalhau. Sua carne tem coloração amarelo- -palha e, quando cozida, se desmancha em tenras lascas uniformes e de sabor inconfundível. O mais nobre bacalhau de todos é também chamado de Bacalhau do Porto

Gadus Macrocephalus
Originário do Pacífico Norte, é parecido com o Gadus Morhua, mas é menor e tem pele mais clara. Também é possível diferenciá-lo pelo rabo e pelas barbatanas, que possuem um bordado branco em suas pontas. O mais indicado é que seja preparado em grandes pedaços.

Saithe
É o nome comercial do peixe Pollachius virens, que tem coloração mais escura e sabor mais acentuado que o Gadus Morhua. Como desfia com facilidade, é utilizado principalmente no preparo de bolinhos, tortas, saladas e ensopados.

Ling
O nome científico desse peixe é Molva molva. É bem mais estreito que os demais, sua carne é mais clara que a do Saithe e seu preço mais acessível. Costuma ser usado em saladas de bacalhau ou cortado em pedaços para ser grelhado ou cozido. 

Zarbo
É o menor de todos os tipos. Tem corpo alongado e quando é desfiado as lascas ficam mais duras, sendo por isso mais indicado para bolinhos de bacalhau, ensopados, tortas e pirão.








Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades