Aproveite que hoje, 14 de novembro, é o dia mundial do diabetes para rever seus hábitos alimentares.


Doença silenciosa e que afeta mais de 425 milhões de pessoas no mundo, o diabetes tem estimativas preocupantes para os próximos anos. De acordo com a International Diabetes Federation (IDF), em 2045 esse número terá acréscimo de 48%, passando para 629 milhões. Aqui no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente existem mais de 14,5 milhões de pessoas com a doença e metade delas desconhece o diagnóstico.

Foi justamente como forma de conscientização da população que foi instituído, em 1991, o Dia Mundial do Diabetes. A data escolhida para alertar para os riscos do diabetes e divulgar formas de prevenir a doença foi 14 de novembro, uma homenagem ao aniversário do médico canadense Frederick Banting, que descobriu a insulina em 1921.

"Aprender o que comer, quanto comer, como comer e quando comer é essencial para o bom controle do diabetes." Porém, ter diabetes não significa que você precise de alimentos especiais ou um plano de dieta complicado. As bases de uma boa dieta para diabéticos são relativamente simples: porções moderadas de alimentos saudáveis e horários de refeição regulares.

É claro que a dieta ideal para quem tem o problema varia de pessoa para pessoa. Daí a importância de se consultar com um profissional qualificado e seguir as recomendações. No entanto, algumas delas valem para todo mundo, como fazer três refeições por dia intercaladas com pequenos lanches e preferir alguns alimentos (em especial verduras, legumes e frutas) em detrimento de outros, como os industrializados, por exemplo.

Moderar na ingestão de açúcar e gorduras, praticar exercícios físicos regularmente, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoolicas também estão entre as recomendações para evitar não só o diabetes como também outras doenças, como hipertensão arterial e colesterol alto.

Leia mais a respeito nos links abaixo:

5 trocas espertas para o almoço e o jantar dos diabéticos

Nutricionista do HCor dá dicas de como manter o diabetes controlado

Tire sus dúvidas sobre a alimentação para pessoas com diabetes


Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades