Lista traz sucessos dos cinemas americano e europeu.


Está de folga em casa estes dias? Então que tal aproveitar para ver (ou rever) e curtir um romance que tenha a gastronomia como pano de fundo? Selecionamos abaixo 10 filmes do gênero que fizeram sucessona telona, alguns deles com uma pitadinha de comédia ou drama.

Chocolate (Chocolat)
EUA, 2000 - Direção: Lasse Hallström
Em 1959, Vianne Rocher (Juliette Binoche) se muda com a filha de seis anos para uma pequena cidade rural da França, onde abre uma loja de bombons e guloseimas em frente à igreja local. Mas ela não é muito bem recebida pelos moradores e alguns até planejam expulsá-la da cidade. Afinal, Vianne é mãe solteira, trabalha aos domingos e prepara doces que fazem as pessoas caírem na tentação da gula, coisas inadmissíveis para os mais conservadores. No entanto, aos poucos Vianne consegue convencer os moradores a desfrutarem de seus deliciosos produtos.

Comer, Beber, Viver (Eat, Drink, Man, Woman / Yin shi nan nu)
EUA/Twain, 1994 – Direção: Ang Lee
Em Taipei, após a morte da esposa, o senhor Chu fica responsável pelas três filhas solteiras: Jia-Jen, que é professora de química convertida ao Cristianismo; Jia-Chien, executiva de uma companhia aérea; e Jia-Ning, uma estudante que também trabalha em um fast food. Todo domingo, Chu – que é chef de um restaurante – demonstra o amor por suas filhas preparando deliciosos jantares. Mas apesar de agradecidas elas não mantêm uma boa relação com o pai. No meio do fogo cruzado, Chu questiona a própria vida e encontra equilíbrio na cozinha.

Como Água para Chocolate
México, 1992 – Direção: Alfonso Arau
Logo depois do nascimento de Tita, seu pai tem sua paternidade questionada e acaba morrendo de um ataque cardíaco fulminante. Tita, então, é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Quando cresce, Tita se apaixona por Pedro, mas sua mãe Elena veta o matrimônio e sugere que ele se case com sua outra filha, dois anos mais velha que Tita. Pedro aceita se casar com Rosaura, apenas para ficar perto de sua amada Titã, que desenvolve dotes culinários como ninguém, transpondo suas emoções para os alimentos e, destes, para os comensais.

O Sabor da Magia (The Mistress of Spices)
EUA/Inglaterra, 2005 – Direção: Paul Mayeda Berges
Depois que fica órfã, a pequena indiana Tilo é raptada por uma gangue, mas consegue fugir e acaba sendo recolhida por uma senhora, que revela a ela os fantásticos poderes das especiarias. Mais tarde, Tilo se muda para os Estados Unidos e abre sua própria loja, onde transforma os ingredientes em poções para ajudar as pessoas. Só que para que seu dom seja mantido ela precisa seguir três regras: nunca usar seus poderes para si, jamais sair da loja e nunca encostar na pele de outra pessoa. Mas tudo pode ir por água abaixo quando ela conhece o arquiteto Doug e se sente atraída por ele.

O Sabor de uma Paixão (The Ramen Girl)
EUA/Japão, 2008 - Direção: Robert Allan Ackerman
A jovem americana Abby viaja para Tóquio atrás de seu namorado, mas é abandonada por ele. Perdida e sozinha, enquanto tenta reorganizar sua vida, Abby passa a frequentar um restaurante típico de seu bairro e observar os efeitos que a comida tinha sobre os clientes. Decide, então, se tornar uma chef de cozinha especializada em ramen e para isso convence seu chefe Maezumi, um japonês tirano e temperamental, a ensiná-la a cozinhar. Juntos, os dois acabam descobrindo que o ingrediente mais importante de todos é cozinhar com amor.

Sabor da Paixão (Woman on Top)
EUA, 2000 - Direção: Fina Torres
Penelope Cruz interpreta Isabella Oliveira, uma jovem brasileira encantadora, que trabalha como chef de cozinha no restaurante do marido. Quando decide terminar seu casamento com Toninho Oliveira (Murilo Benicio), Isabella parte para São Francisco, nos Estados Unidos, empenhada em se dedicar à carreira. Lá reencontra a amiga de infância Monica Jones, que a ajuda a desenvolver seu potencial e a descobrir a receita para levá-la ao topo no mundo da gastronomia.

Sem Reservas (No Reservations)
EUA/Austrália, 2007 - Direção: Scott Hicks
Kate (Catherine Zeta-Jones) é uma incansável e perfeccionista chef de cozinha de um requintado restaurante em Manhattan, nos Estados Unidos. Com a chegada do sous chef Nick (Aaron Eckhart), Kate se vê ameaçada pela alegria contagiante do colega de trabalho. Ao mesmo tempo tem que lidar com a sobrinha órfã, uma menina de 9 anos que passa a viver com ela. Aos poucos, no entanto, Kate vai percebendo que o mundo é bem maior do que sua cozinha e lhe reserva coisas novas e diferentes.

Simplesmente Irresistível (Simply Irresistible)
EUA, 1999 - Direção: Mark Tarlov
Desprovida de dotes culinários, Amanda Shelton herda o restaurante Southern Cross de sua mãe, mas enfrenta sérias dificuldades para levar o negócio adiante. Tudo começa a mudar depois que Amanda ganha um caranguejo mágico e, sem entender o que está acontecendo, passa a fazer pratos cada vez mais elogiados. Ela também conhece Tom Bartlett, que está inaugurando um restaurante para Jonathan Bendel, que contrata um famoso chef francês para garantir o sucesso do empreendimento. Além de passar maus bocados por causa do caráter temperamental do chef, Tom tem outra preocupação: ao se envolver com Amanda, ele teme estar se apaixonando por uma bruxa.

Um Bom Ano (A Good Year)
EUA, 2006 – Direção: Ridley Scott
Morando em Londres, o especialista em investimentos Max Skinner (Russel Crowe) decide fazer uma rápida viagem para a região de Provence, na França, depois que herda um pequeno vinhedo de seu falecido tio Henry, por quem foi educado, quando criança, na arte de saborear vinhos. Mas ao mesmo tempo em que prevê bons negócios com a venda da propriedade, Max se depara com as lembranças de sua infância e acaba entrando, com relutância, em um novo capítulo de sua vida, descobrindo que ela também pode ser saboreada.

Vatel - Um Banquete para o Rei (Vatel)
França, 2000 – Direção: Roland Joffé
Em 1671, no norte da França, o Príncipe de Condé (Julian Glover) está cheio de dívidas e à beira da ruína. Decide, então, convidar o Rei Luís XIV (Julian Sands), que vive em Versailles, para passar um final de semana no Castelo de Chantilly recheado de iguarias e muita diversão. Dessa forma, se o rei cair em suas graças e abrir os cofres reais, sua província estará salva da crise. Mas o sucesso de sua está nas mãos do serviçal François Vatel (Gérard Depardieu), que em meio a todo o trabalho de preparação para a visita real acaba se apaixonando pela bela Anne de Montausier (Uma Thurman), o que pode por em risco os planos do Príncipe de Condé.

Clique aqui para rever nossa seleção de 10 filmes do gênero comédia, um prato cheio para os amantes da gastronomia se divertirem com a forma com que o tema já foi retratado no cinema.

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades