No Mercadão você encontra à venda vários tipos de chá, seja a granel (em folhas ou pó), seja em saquinhos.


Em dias de temperatura mais elevada, costumam ser servidos gelados, mas com a chegada do outono são as versões quentes que voltam a ganhar destaque, em especial depois da refeição, no meio da tarde ou antes de dormir.

Estamos falando, é claro, do chá, bebida milenar, de origem oriental, tradicionalmente feita a partir da infusão de folhas, flores ou frutos e hoje considerada a mais consumida em todo o mundo, ficando atrás apenas da água.

Se você também é daqueles que não resiste a um bom chá, saiba que em alguns empórios do Mercadão - como é o caso da Banca do Ramon, que comercializa chás a granel - você encontra à venda diversos tipos, desde os mais comuns, como boldo, camomila, cidreira, hortelã e verde (em pó ou em folha), até outros menos conhecidos, como hibisco, porangaba e sene.

Além de serem fáceis de preparar e uma ótima forma de aquecer o corpo nos dias mais frios, os chás têm a seu favor a possibilidade de trazerem uma série de benefícios para o organismo. As infusões podem, por exemplo, estimular o paladar, melhorar a digestão, proporcionar relaxamento ou ainda ajudar na prevenção e no tratamento de diversas doenças. Veja alguns exemplos citados por Fernanda Kab, da Banca do Ramon:

Chá de Folha de Graviola - normalmente indicado para quem tem artrite, asma, bronquite, colesterol, problemas de coração, diabetes, diarréia, febre, gripe, hipertensão, nevralgia e reumatismo. É também usado em dietas de emagrecimento.

Chá de Espinheira Santa - suas folhas, frescas ou secas, são utilizadas no preparo de infusões para uso interno e externo, já que seu efeito cicatrizante também pode ser observado no tratamento de problemas da pele. Possui inúmeras propriedades terapêuticas, tais como analgésica, antisséptica e diurética.

Chá de Picão Preto - empregado no combate a angina, diabetes, desinteria, aftosa, hepatite, laringite, verminose e hidropsia. Também é considerado diurético e emoliente, sendo usado contra febres, icterícia, problemas no fígado e infecções urinárias.

Chá de Amora Miura - geralmente recomendado para melhorar o funcionamento do fígado e dos rins, também é empregado para diminuir a pressão arterial e a taxa de glicemia (diabetes).

Chá de Barbatimão - especialmente usado como antidiarréico e anti-hemorrágico em dosagens bem diluídas e com acompanhamento médico.

Quer saber mais? Então confira abaixo os conteúdos que separamos para você ficar por dentro desse delicioso mundo dos chás:

Chás: veja como garantir efeitos benéficos para sua saúde

Especialistas explicam quais são os benefícios e propriedades dos chás

Tipos de chá: conheça os benefícios de cada bebida


Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades