Prato hoje tem inúmeras versões, uma mais gostosa que a outra.


O.me.le.te - sf (fr omelette). Fritada de ovos batidos. Tão simples quanto essa definição que aparece no dicionário Michaelis é o modo de preparo desse prato que dizem ter surgido na antiga Pérsia, quando ovos batidos eram misturados com ervas picadas, fritos até ficarem firmes e depois cortados em pedaços, formando um prato chamado de "kookoo".

Essa receita teria, então, seguido para a Europa, onde sofreria adaptações e daria origem a pratos como a "frittata" (italiana), a "tortilla" (espanhola) e a "omelette" (francesa). Mas a verdadeira omelete - se é que assim pode-se dizer - teria sido criada somente em 1888, na França, por uma senhora chamada Annette Poulard, como forma de receber os viajantes famintos e cansados que se hospedavam em sua pousada com uma refeição saborosa, nutritiva e bem fácil e rápida de fazer.

Para isso ela usava o que havia de melhor: ervas finas da região da Normandia, ovos de sua granja, manteiga feita por ela e queijos ralados. Mas o segredo de sua receita ter feito tanto sucesso nunca foi revelado. Uns dizem que estaria na forma de preparo: de separar a gema e a clara. Outros acreditam que seria a adição de um cálice de creme de leite fresco ou ainda de algumas gotas de bordeaux.

Outra receita de omelete francesa que fez sucesso no mundo todo foi a criada pela chef americana Julia Child, que, se fosse viva, estaria completando 107 anos hoje, dia 15 de agosto. Leia mais sobre ela aqui e confira como a chef preparava esse prato aqui.

Veja também, nos links abaixo, algumas dicas de como fazer omeletes de dar água na boca:

Dicas de Mulher: 20 receitas de omeletes para enriquecer seu cardápio

GNT: Receita de omelete de La Mère Poulard

Paladar: Como fazer o omelete perfeito

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades