As refeições pré e pós-treino e durante a atividade são fundamentais para a boa prática do esporte.


No mundo todo tem aumentado bastante nos últimos anos o número de pessoas que usa a bicicleta como meio de transporte, prática esportiva ou até mesmo como forma de diversão apenas nos finais de semana.

Mas ainda que andar de bike possa parecer um exercício relativamente tranquilo essa é uma atividade que, como qualquer outra, exige preparação e cuidados na alimentação.

Compilamos abaixo algumas dicas de alimentação para quem pedala, lembrando que antes de praticar qualquer atividade física é importante consultar um médico e/ou nutricionista.

Antes - aposte em carboidratos de baixo a médio índice glicêmico, como biscoito ou pão integral, maçã, morango, suco de frutas e iogurte. Evite consumir proteínas, que consomem mais energia para serem digeridas, e alimentos muito ricos em fibras, que podem causar desconforto intestinal.

Durante - aqui a dica é manter os níveis de glicogênio elevados e, claro, manter-se sempre bem hidratado. Para treinos superiores a 1 hora, pode-se recorrer a suplementos à base de carboidratos e repositores hidroeletrolíticos.

Depois - a alimentação pós-treino deve ser rica em carboidratos (pão, batata, macarrão e arroz) e proteínas (leite, ovos, frango e peixes). Recomenda-se que essa refeição seja feita no máximo 2 horas após o término da pedalada.

Clique nos links a seguir para ler mais sobre o tema:

Bike Registrada: 6 alimentos para ciclistas terem energia para pedalar
Bike Trike: Os superalimentos que os ciclistas devem consumir para melhorar sua performance
Ciclo Vivo: 5 alimentos que todo ciclista deve consumir
Para Quem Pedala: Dicas de alimentação
Revista Bicicleta: Quais os alimentos adequados na prática do ciclismo?


Sobre o dia do ciclista -
 15 de abril é considerado o Dia Internacional do Ciclista, data que tem como objetivo promover esse meio de transporte e chamar a atenção de todos para os direitos dos ciclistas. 

No Brasil há uma certa confusão sobre a data em que se celebra o Dia Nacional do Ciclista. Alguns dizem que é hoje, 8 de dezembro, em referência a Madonna Del Ghisallo, a padroeira dos ciclistas. Mas como a data de sua consagração por Pio XII foi em 13 de outubro, alguns consideram que essa seria a data a ser comemorada.

Oficialmente o Dia Nacional do Ciclista é celebrado, desde 2006, em 19 de agosto. A data teria sido instituída como forma de homenagear Pedro Davison, ciclista e biólogo que morreu atropelado na capital do país, Brasília. Seja como for, para quem gosta de pedalar, o dia do ciclista é todo dia! ;-)

Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades