Saiba mais sobre a origem e as propriedades dessa fruta que você encontra à venda no Mercadão.


Originária da Índia e muito consumida também na China, a carambola é o fruto da  uma árvore de pequeno porte, a Averrhoa carambola, aqui conhecida popularmente como caramboleira. 

Os relatos históricos indicam que ela foi introduzida no Brasil em 1817, no estado de Pernambuco, mas atualmente pode ser encontrada em quase todo o território nacional.

Com casca fina e coloração que pode variar do verde ao alaranjado - o que indica o grau de maturação do fruto -, a carambola tem polpa de textura suave e sabor agridoce. É também chamada de star fruit (fruta estrela), nome atribuído ao formato que as fatias assumem mediante corte transversal do fruto, que possui 5 gomos.

Muito apreciada por sua beleza e seu perfume, é excelente fonte de vitaminas do complexo B e vitaminas A e C, além de fósforo, potássio e cálcio. Entre os benefícios para a saúde atribuídos à carambola estão o combate à febre, a redução do colesterol e o alívio dos sintomas da ressaca. Mas atenção: é contraindicada para pessoas portadoras de insuficiência renal por conter neurotoxina, substância que pode causar complicações do quadro.

A carambola pode ser consumida "in natura" ou então usada na preparação de sucos, chás, sorvetes, geleias, compotas, licores, vinhos e até molhos para carnes e peixes. Você encontra essa e outras deliciosas frutas à venda nas melhores bancas do Mercadão.


Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades