Nos empórios do Mercadão você encontra mais de 250 rótulos dessa bebida tipicamente brasileira.




Branca, pura, amarelinha, curtida, envelhecida, usada em caipirinhas ou no preparo de coquetéis, a cachaça - um produto tipicamente brasileiro - tem conquistado um número cada vez maior de apreciadores, sendo hoje a terceira bebida destilada mais consumida no mundo e a primeira no Brasil.

A bebida - que foi definida com produto cultural do Brasil em 1994 - recentemente também deixou de ser rotulada nos Estados Unidos como "rum", ganhando status de produto gourmet. Mas para que o produto receba a denominação de cachaça ele deve obedecer os parâmetros estabelecidos pelo Decreto n° 2314, de 4 de setembro de 1997, que regulamenta a padronização e classificação de bebidas.

Atualmente, segundo a Agência Embrapa de Informação Tecnológica, o Brasil produz cerca de 1,3 bilhão de litros de cachaça por ano, sendo Minas Gerais o estado com a maior quantidade de produtores de cachaça artesanal: cerca de 8.500 alambiques. Como forma de homenagear esses produtores, foi instituído o dia 21 de maio como o Dia da Cachaça Mineira. A data foi escolhida por marcar o início da safra da cana-de-açúcar no estado e é comemorada desde 2001.

Vale lembrar que o Dia Nacional da Cachaça é celebrado em 13 de setembro, uma remissão à data em que a coroa portuguesa liberou, no ano de 1661, a produção e comercialização da cachaça no Brasil. Mundialmente, a cachaça também tem outra data comemorativa: o dia 12 de junho, conhecido como International Cachaça Day.

Clique aqui para conferir como preparar uma caipirinha de cachaça. No Mercadão, você encontra mais de 250 rótulos diferentes, muitos deles provenientes dos alambiques mineiros. Para programar suas compras com antecedência, veja aqui a relação completa de empórios, vários deles especializados em bebidas. 

Lembrando que, em conformidade com a legislação, no Mercadão é proibida a venda, a oferta, o fornecimento, a entrega e a permissão de consumo de bebida alcóolica, ainda que gratuitamente, a menores de 18 anos. Também nunca é demais lembrar: beba de forma moderada, responsável e consciente. E se beber, não dirija!


Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP


Horário de Funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Receba nossas novidades