Os fones de ouvido mais conhecidos são o HyperX Cloud Alpha S, o Edifier W280NB, Sennheiser o Momentum 3 Wireless eo Samsung Galaxy Buds 2 foram os grandes campeões da quarta edição do Tilt Lab Day, um evento que avalia os melhores produtos da tecnologia dentro do mercado.
Esses venceram, respectivamente, nas categorias do fone para games, da academia, de música e dia-a-dia, após mais de 2 meses de testes e de análise pelo júri de Tilt. No total, foram avaliados os 16 modelos.
Os resultados foram então anunciados pelo jornalista Zé Luiz em uma transmissão feita ao vivo, que também tirou as várias dúvidas do público sobre esse tema. Assista à íntegra do programa no topo dessa página.
Abaixo, confira toda a avaliação final dos grandes campeões e a sua pontuação final de todos os modelos nos 4 critérios de avaliação
Versatilidade foi um ponto bem importante na avaliação desses fones para o dia a dia. Afinal, esses são aparelhos precisam ser bem úteis em diversas situações, como na hora de poder atender chamadas, participar das reuniões ou mesmo ouvir músicas.
Foi uma disputa bem acirrada, mas o Galaxy Buds 2 acabou se superando o Amazon Echo Buds (2ª geração) por apenas 0,1 ponto na sua média final. As notas foram dadas pelo empresário chamado Akin Abaz, pelo repórter de Tilt Guilherme Tagiaroli e também pelo jornalista de tecnologia Rodrigo Lara. Os rivais receberam os elogios pela qualidade de som, mas o Samsung Galaxy Buds 2 conseguiu toda a dianteira graças à boa usabilidade e os recursos do sistema. “Com o Bluetooth 5.2, ele é bastante fácil de parear, vem com um app para ajuste de equalização e de cancelamento do ruído”, explica Tagiaroli.
Lara, por sua vez, também destaca a ergonomia: “É fácil de ser encaixado e fica bastante firme e confortável na nossa orelha.
Nesta categoria, a compatibilidade é um ponto chave. Afinal, no mundo ideal, o mesmo tipo de aparelho tem que funcionar tanto com os consoles (que geralmente utilizam saídas de 3,5 mm), quanto em PCs (que podem também se conectar por USB ou por pino de 3,5 mm). Além disso, a qualidade do áudio pesa bastante, já que o som ajuda muito na imersão e pode oferecer as informações estratégicas (como a posição dos inimigos).
“A definição espacial dessee áudio do Cloud Alpha S é muito boa. Isso é muito interessante especialmente nos jogos nos quais você precisa mesmo se orientar pelo som”, avalia Lara. Gabriel Daros, repórter de Tilt, também concorda: “O modo que é surround praticamente transforma os jogos em uma boa experiência especialmente vibrante.
O streamer e podcaster Rafael Quina Artesi elogiou toda a ergonomia e a versatilidade. “Ele é confortável e bem bonito. Gostei que ele vem com 2 tipos de almofada para as orelhas, o que dá muito mais opções para o usuário”.
Na categoria dedicada aos audiófilos, onde a sua nuance de cada instrumento, batida ou a voz precisa ser cristalina, o Sennheiser fez por merecer esse título. Foi o único nessa categoria a receber nota dez dos 3 jurados no quesito qualidade do áudio.
“O som é bem incomparável. Cristalino, bem nítido e envolvente”, apontou Marcel Nadale, editor-chefe de Tilt. A mesma percepção também foi compartilhada por Rodrigo Lara e pelo produtor do musical Daniel Ganjaman. Para refinar ainda mais essa experiência do usuário, o modelo conta com um ótimo app que permite você ajustar todos os detalhes do som.
Ganjaman também aprovou o design, que definiu como o “primoroso”, garantindo todo conforto e isolamento acústico simultaneamente.