A nossa saúde bucal depende sempre de um acompanhamento completo. Além de escovar os nossos dentes após cada refeição, devemos sempre passar o fio dental diariamente e visitar o nosso dentista com alguma frequência (a certa recomendação é a cada 6 meses).
Nossos preciosos dentes nos agradecem. Pode ser bem chato e trabalhoso, mas esse tipo de acompanhamento ainda é infinitamente melhor do que você ter de enfrentar cáries, canais e outros procedimentos mais complexos e angustiantes.
Um bom fato é que as escovas de dente avançaram muito para poder contribuir com esse processo. Agora elas são até elétricas, e oferecem as diversas funções como a rotação, a pulsação e a oscilação, além de ter a proteção antibacteriana e até ação clareadora.
Esas escovação do futuro virou uma experiência bem mais imersiva e completa. Mas não, você não vai se livrar de vez do fio dental! Conheça agora tudo que você precisa mesmo saber sobre escovas de dente elétricas.
Como escolher uma escova elétrica
Para saber qual a melhor escova de dente elétrica vale a pena para você, essas orientações para a hora da sua pesquisa podem ajudar bastante:
- Sensor de pressão: Ideal para os casos de retração e de sensibilidade
Alguns modelos são mais equipados com um sensor de pressão. Esse dispositivo é um tipo de recurso interessante, pois ele age para poder proteger quem sofre com a retração ou com a sensibilidade nos dentes. Trata-se de um sensor que serve também para identificar a pressão excessiva pelo usuário. Quando identificado, essa escova interrompe o seu funcionamento.
Esse tipo de tecnologia tem como o objetivo de conduzir essa escovação com um movimento bem menos agressivo para os dentes, de forma a orientar também o usuário e poder amenizar as regiões de sensibilidade ou de retração.
- Timer: Controle o tempo certo da sua escovação
Realizar essa escovação dos dentes com a escova elétrica é, sem dúvidas, uma maneira mais prática e mais eficiente de alcançar bons resultados nos cuidados bucais, mesmo estando no conforto da sua casa. No entanto, é também importante saber o momento certo de encerrar a sua escovação para não acabar danificando os seus dentes.
É por isso que muitas escovas acompanham um temporizador com o desligamento automático após 2 minutos de escovação. É o tempo recomendado (provavelmente por nova a cada dez dentistas). Alguns modelos ainda apresentam o timer por localidade, assim você não vai correr o risco de passar do ponto entre uma região e outra.
- Pulsações por minuto e a Rotações por minuto: Escolha o nível ideal de acordo com a sua necessidade
Os modelos que são mais avançados combinam os níveis de pulsações e rotações por minuto para poder promover uma remoção ainda mais eficiente da sua placa bacteriana. A maioria dessas escovas de entrada costuma oferecer apenas 1 ou outra opção para escovar os seus dentes.
Não existe um nível de oscilação exato que é recomendado, portanto, o ideal é realizar sempre a escolha de acordo com a sua preferência, com seu nível de sensibilidade ou com a necessidade de limpeza dos seus dentes.
- Controle por aplicativo: Personalize a sua escovação e obtenha os relatórios diários
O controle por aplicativo é um recurso bem interessante caso você esteja em busca de poder se certificar dos pontos que exigem a maior atenção na escovação. Algumas das marcas, inclusive, disponibilizam também a personalização da sua escovação através do seu aplicativo.
Infelizmente esta é uma opção aparece apenas nos modelos de escovas mais caros, mas temos sempre certeza que você não tinha dúvida nenhuma disso.