Conteúdo
Se você também chegou à conclusão de que lavar louça é realmente um desperdício de tempo e decidiu procurar para comprar o melhor modelo de máquina lava-louças para as suas necessidades, está no lugar certo.
Como escolher a melhor lava louças?
- Espaço disponível no ambiente
O primeiro passo, antes de começar a sua pesquisa sobre que lava-louças comprar, é sempre avaliar o espaço disponível em sua cozinha para acomodar novo eletrodoméstico.
E lembre-se também de que serão necessários um ponto de entrada da água e outro de saída. Para alguns tipos de modelos menores, é possível também adaptar a torneira da pia como ponto de entrada e o ralo como o de saída.
As dimensões da lava-louças estão diretamente relacionadas à sua capacidade e também a quantidade de utensílios que cada um desses modelos consegue lavar por vez é medida em “serviços”.
É possível encontrar uma lava-louças com capacidade para seis serviços, as menores, até aquelas que conseguem lavar até quatorze serviços.
- Serviços da lava-louças
Um serviço corresponde ao número dos utensílios que uma pessoa utiliza por cada refeição. Nessa medida, são então considerados apenas os pratos (1 raso, 1 mais fundo e 1 de sobremesa), 1 copo, 1 jogo de talheres, 1 xícara e 1 pires.
As panelas, as frigideiras, travessas, as jarras e outros utensílios não entram nessa conta, embora também possam ser lavados normalmente nesse tipo de máquina.
Não existe uma fórmula pronta para poder calcular o número de serviços ideal para o tamanho de cada família, pois é necessário também pensar em quantas refeições são feitas em cada casa e se as visitas são sempre frequentes.
De modo geral, podemos dizer que essas lava-louças menores, de seis serviços, são ideais para quem mora sozinho ou para apenas um casal sem filhos que não almoça em casa.
Modelos com a capacidade de oito e dez serviços que suprir as necessidades de uma casa com três ou quatro pessoas.
Para famílias com cinco pessoas ou mais, o ideal é optar por um modelo maior, de 12 ou 14 serviços. Esse tipo de lava-louças, que é de piso, é o que ocupa mais o espaço na cozinha.
Existe ainda a possibilidade de poder embutir a lava-louças, o que garante um melhor aproveitamento do seu espaço.
- Programas da lava-louças
Assim como as máquinas de lavar roupas, as lava-louças também oferecem diferentes programas ou ciclos de lavagem.
Dessa forma, é bem possível conseguir adequar o volume e a temperatura da água utilizada, a quantidade de sabão e tempo de lavagem ao nível da sujeira e tipo dos utensílios que serão higienizados.
Lava louças gasta muita energia?
Outra característica que não podemos nos esquecer é o consumo de energia elétrica. Cada modelo conta com um tipo de determinado número de ciclos de lavagem, que podem durar de trinta minutos até mais de três horas.
Enquanto esse ciclo está ocorrendo, a energia está sendo gasta. Encontrar de forma mais explícita o consumo de energia de cada uma das lava-louças pode não ser tão simples assim, mas você pode facilmente descobrir isso através da sua potência.
O gasto da energia é definido por kW/h.
Para descobrir o seu valor total do gasto por hora utilizada, busque sempre a potência da lava louças e a dívida por mil. Pegue o valor e multiplique pela tarifa convencional de seu município. Por exemplo, até o momento dessa publicação, a tarifa kWh residencial da cidade de São Paulo ficou em torno de R$0,59.
Consideremos que você irá utilizar um ciclo de três horas uma vez ao dia em uma lava-louças com 1760w. Dividindo o valor, o kW dela será de 1,76 por hora de uso.
Multiplicando esse valor por três horas, você terá o consumo de 5,28kWh, que equivale a cerca de R$3,13 no dia.
Saiba qual melhor depurador de ar aqui!