Quais são os eletrodomésticos linha branca?

Você já ouviu falar sobre o termo “eletrodoméstico linha branca”? Devido ao grande aumento energético que estamos passando nesses últimos anos, cada vez mais as pessoas têm procurado as formas de conseguir economizar. E, dentro desse contexto, surgem tais eletrodomésticos linha branca.

Em suma, todos esses produtos nada mais são do que os itens que a grande maioria das casas já possuem, como o fogão, a geladeira, a máquina de lavar, o micro-ondas, a lava-louças, o ar-condicionado etc. E, no texto de hoje, vamos te mostrar o que são eles e como você deve comprar produtos dessa linha para a sua casa.

Sustentabilidade da linha branca

Antes de tudo, é bem interessante que você entenda um pouco melhor sobre a sustentabilidade que é oferecida por esse tipo de produto. Em suma, eles foram bem elaborados para gerar um menos impacto ambiental. Então, se você tem um aparelho tipo esse, às vezes é bem melhor considerar um conserto de eletrodoméstico do que comprar um novo.

Afinal de contas, eles reduzem bem o impacto no mundo e ainda oferecem a economia. No caso dos refrigeradores, por exemplo, a sua produção tem pelo intuito não lesar essa camada de ozônio por intermédio dos gases que se usam.

Quais são os eletrodomésticos linha branca?

Origem do termo linha branca

Na verdade, não são apenas esses eletrodomésticos que fazem parte da linha branca, ainda que elas sejam mesmo a maioria. Por conta disso, é o que as pessoas mesmo mais compram e é o mais comum de se encontrar em todas as casas, até mesmo ao devido ao custo.

No entanto, a origem pode variar, ainda que uma delas seja de fato a sua cor. Porém, há uma relação com esse fato de ser um item bem básico, dentro dos termos das necessidades. Ademais, essa ideia remete mesmo ao fato desses produtos se focarem em uma maior eficiência ecológica, o que polui muito menos.

Entenda como as suas etiquetas de eletrodomésticos funcionam e veja como você deve economizar na hora de escolher o melhor produto para a sua casa

Os eletrodomésticos de linha branca como mencionamos, as geladeiras, os fogões, as lavadoras e o microondas são conhecidos por serem os que mais consomem a energia. Mas todo mundo precisa mesmo deles em casa, né? Então pra tentar reduzir todo esse gasto e as contas, o Inmetro criou um Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Ele regulariza as etiquetas dos eletrodomésticos considerando as suas características como a eficiência energética e o ruído para ajudar os consumidores na hora de escolher a sua melhor compra.

Isso é bem importante porque também estimula todos os fabricantes a criarem produtos cada vez mais eficientes. Mas afinal, o que são essas etiquetas de eletrodomésticos e como elas funcionam mesmo? Bom, tudo começa com alguns testes no laboratório que avaliam o consumo da energia dos eletrodomésticos. De acordo com cada resultado, esses produtos recebem as etiquetas com faixas coloridas que os diferenciam.

A classificação vai de uma mais eficiente, que é marcada pela letra A, à que é menos eficiente, que vai de C até G, dependendo do produto. Aí, as etiquetas desses eletrodomésticos com a marcação mais eficiente mostram que os produtos utilizam melhor essa energia, têm menos impacto ambiental e também custam menos para funcionar. Ou seja, comprar esse eletrodoméstico com etiqueta A acaba pesando menos no bolso.

Além disso, outras informações que vem adicionais como o volume do refrigerador, do congelador ou do forno podem aparecer. Para as lavadoras das roupas, também vale verificar na sua etiqueta a eficiência na lavagem e a centrifugação, a capacidade e o consumo de água.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *